Image Map

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

10 livros essenciais para Profissionais de Secretariado.



A leitura nos permite mergulhar em um universo onde o saber é ilimitado. Estudos comprovam que a leitura desenvolve diversas competências mentais e o bem estar, como aumento do senso crítico, a redução do estresse, a expansão do vocabulário, entre outros.
O objetivo dessa postagem é reunir dez (10) obras onde, conforme uma discussão prévia com alguns profissionais e acadêmicos de Secretariado, são consideradas relevantes ou essenciais para qualquer profissional ou acadêmico da área.


1. Perguntar não ofende: uma abordagem de coaching para o profissional de Secretariado.
Autores: Moacir Jorge Rauber e Andréia Schurt Rauber.
Sinopse
O livro discorre sobre o poder, a influência e a articulação no ambiente do profissional de Secretariado para depois introduzir aspectos do coaching. Também apresenta a principal ferramenta usada num processo de coaching, a pergunta, mostrando como o profissional de Secretariado pode fazer uso dela para mover a organização e o indivíduo na direção pretendida. Perguntar não ofende, desde que se tenha habilidades para fazer a pergunta de maneira apropriada.

2. Secretariado: do escriba ao web writer.
Autores: Fábio Gomes Rocha e Rosimeri Ferraz Sabino.
Sinopse
Neste livro, os autores contam a história do Secretariado, confirmando a imprescindível presença dos secretários junto aos grandes líderes. E, acompanhando a evolução dos tempos, os autores tratam sobre as competências necessárias ao secretariado do terceiro milênio, onde as habilidades para a atuação no universo virtual tornam-se vitais ao profissional, e por extensão às suas organizações.
3. Geração de Valor: compartilhando inspiração.
Autor: Flávio Augusto Da Silva
Sinopse
De uma família simples da periferia do Rio de Janeiro, aos 23 anos, escolheu o caminho do empreendedorismo, criou uma escola de inglês que deu origem à bem-sucedida rede Wise Up e logo se tornou um dos mais jovens bilionários brasileiros. Indignado com o modelo imposto pelo senso comum, Flávio resolveu arregaçar as mangas e mostrar às pessoas que é possível pensar de forma diferente. Para difundir sua mentalidade vitoriosa, criou o projeto Geração de Valor e começou a compartilhar seus conhecimentos no Facebook, no YouTube, no Twitter e em um blog, inspirando milhões de pessoas. O livro traz uma seleção dos textos mais afiados e das charges mais provocadoras do Geração de Valor e é uma oportunidade de enxergar o mundo de outra forma. Leia, aprenda a pensar fora da caixa e comece agora sua jornada rumo ao topo.

4. Preciso saber se estou indo bem!
Autor: Richard L. Williams
Sinopse
Durante uma série de palestras promovidas para os gerentes da empresa onde trabalha, o personagem Scott, que vem falhando como chefe e marido, reconhece o grande impacto que a falta de feedback exerce em sua carreira e em sua vida pessoal. Escrito de maneira dinâmica e repleto de estratégias de fácil implementação, este livro apresenta os quatro tipos de feedback: positivo, corretivo, ofensivo e insignificante. Ensinando quando usar os dois primeiros e como evitar os outros. Ao aprender esses conceitos, você conquistará mais qualidade em suas relações, estimulando a iniciativa, a responsabilidade e a lealdade entre as pessoas à sua volta.

5. Universo Secretariado: dicas e dogmas reavaliados
Autor: Vânia Figueiredo
Sinopse
Este livro de Vânia Figueiredo vem atualizar as informações oferecidas no seu primeiro trabalho sobre secretariado, editado em 1987, com o titulo de Secretariado, Dicas & Dogmas. O livro continua sendo referência até hoje, mas, segundo a autora, já estava na hora de ser feita uma análise sobre temas que foram surgindo ao longo do tempo desde então. Nesta edição, serão abordados assuntos como Sustentabilidade, Era Virtual e Assédio, entre outros que não tinham sido mencionados anteriormente.

6. As novas competências do profissional de Secretariado
Autora: Edméia Garcia Neiva e Maria Elizabete  D’Elia
Sinopse
Esta segunda edição da obra traz muitas novidades reorganizadas e estruturadas de forma lógica e didática. O foco principal continua sendo o mesmo da primeira edição: atrair a atenção dos profissionais de Secretariado para temas fundamentais a sua formação. O livro facilita o trabalho de assimilação, pesquisa, consulta e revisões.
A nova versão traz os seguintes temas: a) a atualização natural de várias informações do banco de dados; b) o glossário, que enriquecido com termos utilizados no segmento financeiro, negócios internacionais e assuntos pertinentes ao contexto da globalização; c) a continuidade da luta da categoria, que agora está mobilizada para a criação do conselho da profissão; e d) a evolução de atuação do profissional de Secretariado, com o acréscimo de dois novos capítulos: o exercício da nova liderança na atuação secretarial e o empreendedorismo: nova competência para o profissional de Secretariado.

7. A nova ciência da mente: a história de uma revolução cognitiva
Autor: Howard Gardner
Sinopse
A ciência cognitiva é considerada um ramo científico novo e até meados da década de setenta praticamente nada havia sido publicado sobre o assunto, aqui ou no exterior. Howard Gardner ilustra neste livro fascinante o desabrochar dessa 'ciência da mente' durante os últimos trinta anos. 'A Nova Ciência da Mente' é uma pesquisa vibrante e sem paralelo: a primeira história completa da ciência cognitiva.

8. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança.
Autor: James C. Hunter
Sinopse
Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. 'O Monge e o Executivo' é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

9. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente
Autor: Daniel Goleman
Sinopse
Inteligência é emoção. QI não é destino. O fascinante e convincente livro 'Inteligência Emocional', de Daniel Goleman revela que a nossa visão sobre este assunto ainda é muita estreita. Ao contrário do saber científico que dominou o mundo ocidental nos últimos séculos, Daniel Goleman revoluciona conceitos mostrando que o QI de uma pessoa não é garantia de sucesso e felicidade. No Brasil, o livro de Goleman tornou-se um verdadeiro fenômeno editorial com mais de 400 mil exemplares vendidos. Utilizando inovadoras pesquisas cerebrais e comportamentais, Goleman, PhD pela Universidade de Harvard, mostra porque pessoas de QI alto fracassam e outras, cujo quociente é mais modesto, apresentam uma trajetória de vida de sucesso. O livro de Goleman ainda derruba outro tabu: o mito de que a inteligência seria determinada pela genética. Para o cientista, a inteligência está ligada à forma como negociamos as nossas emoções. A inteligência emocional seria esta capacidade de autoconsciência, controle de impulsos, persistência, empatia e habilidade social.

10.  Excelência no Secretariado
Autores: Maria Elizabete D’Elia, Magali Amorim e Maurício Sita. (Coord. editorial)
Sinopse
A busca constante pela excelência e representa o compromisso com o crescimento, a evolução e, principalmente, com a atitude de inovar, captar as tendências e transformá-las em realidade. Excelência no Secretariado traduz o perfil do atual profissional de secretariado, que tem consciência da sua importância no cenário corporativo e sabe da necessidade do contínuo aprendizado, de forma compatível com as demandas do mercado globalizado e dos desafios presentes no cotidiano. O livro conta com profissionais atuantes da categoria, de mestres da educação e da capacitação, representantes das entidades de classe e de importantes consultores, que aderiram ao objetivo de elaborar uma obra singular, para orgulho do Secretariado e de todos que ostentam a sua bandeira com profissionalismo e paixão.


Gostou?
Se você achou que faltou algum livro, deixe seu comentário.

0 Comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Contribua em nossos artigos com sua opinião, crítica ou sugestão. Este site não aceita comentários de anônimos. Lembrando que os comentários são moderados. Obrigada!

 
© Site do Pro-SEAR - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: L.S.d.B..
imagem-logo