Image Map

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Você é um Empreendedor Social?








Primeiramente, agradeço a minha amiga Carla Thaís, pelo convite e pela confiança depositada. Então, vamos lá!

Nessa postagem inicial, nada melhor do que falar sobre algo que eu amo muito! Empreendedorismo! E para um melhor entendimento dos leitores, deixo algumas perguntas como reflexão a cerca do tema, a saber: Você possui alguma ideia onde, de alguma forma possa resolver problemas sociais? Você é aberto a inovação? Você é preocupado em gerar soluções de forma coletiva? Se suas respostas foram sim, então, você pode ser um Empreendedor Social!

É do senso comum relacionarem a palavra empreendedorismo com “criação de algum negócio visando fins lucrativos”. No entanto, antes de irmos mais a fundo, é necessário gerar um entendimento mais denso a respeito do empreendedorismo. Para o economista Joseph Schumpeter (1883-1950), “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização...”. Podemos então entender que o empreendedor vai muito além do que criar negócios e ficar ficar rico com isso, certo?!

Questões sociais a cada dia ganham mais evidência no contexto empresarial. Por esse motivo, o surgimento de empreendedores sociais é crescente no mundo inteiro. O Empreendedorismo Social é a capacidade de utilizar recursos (tecnologia, criatividade, gestão, sustentabilidade, inovação, entre outros) com propósito de gerar impactos sociais. Isso o torna diferente em relação aos outros perfis de empreendedores.

Por fim, se você busca melhorar a vida de outras pessoas através de iniciativas positivas, você é um empreendedor social.



Sei que o assunto não cabe em apenas uma postagem, então, para quem quer ir mais a fundo no tema, sugiro conhecer a Artemisia,  uma organização sem fins lucrativos, pioneira na divulgação e no fomento de projetos e negócios de impactos sociais.

Forte abraço!

0 Comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Contribua em nossos artigos com sua opinião, crítica ou sugestão. Este site não aceita comentários de anônimos. Lembrando que os comentários são moderados. Obrigada!

 
© Site do Pro-SEAR - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: L.S.d.B..
imagem-logo