Image Map

terça-feira, 30 de setembro de 2014

30 de setembro - Dia do (a) Secretário (a)

Por: Carla Thaís






Olá, pessoal!

Hoje é uma data muito especial, o dia do/a Secretário/a, profissional indispensável em qualquer organização. Sua comemoração se dá devido ao nascimento de Lilia Sholes, que nasceu em 30 de setembro 1850. Ela era filha de Cristopher Sholes, inventor da máquina de escrever. Lilia testou o invento de seu pai e foi a primeira mulher a escrever naquele equipamento. Essa ação ganhou repercussão durante anos e gerou até mesmo concursos de datilografia. Estes, por sua vez, foram de grande sucesso e repetidos várias anos, sempre com a participação intensa de secretárias. Assim, em reconhecimento a essas profissionais, surgiu o dia da Secretária.

Esta profissão vem crescendo mais e mais, embora existam algumas lutas a vencer, como a conquista do Conselho Federal próprio. Há também a  questão do respeito pelo profissional, que muitas vezes são alvos de estereótipos, como o clichê de um Secretário apenas "servir café". Apesar dessas dificuldades, sabemos que esse profissional pode ir além e quebrar todas estas barreiras. Hoje, o profissional em Secretariado Executivo é capaz de fazer inúmeras atividades inerentes à profissão, e até mesmo outras, conforme Silmara Rodrigues, que relatou um pouco dessas habilidades em seu blog "Secretariar é uma arte"  na comemoração deste dia: "Somente um Secretário sabe o quão exaustivo é ser intuitivo, proativo, criativo, cúmplice, discreto, gestor de conflitos, gestor administrativo e financeiro, muitas vezes um pouco psicólogo, ouvinte, confidente, sem deixar de mencionar a necessidade que há em conhecer o negócio, a missão, os serviços prestados, o quadro de pessoal, ou pelo menos, TODO o corpo dirigente da empresa e com tudo isso, muitas vezes nem recebemos o devido reconhecimento".

Sou muito honrada por ter escolhido esta profissão, que me proporcionou inúmeros conhecimentos e abriu espaço para usar minhas habilidades, uma delas é a gestão deste blog. Mas não é só eu quem afirma tal gratidão e reconhecimento, outros acadêmicos, e até mesmo profissionais formados na área, deixaram seus relatos sobre a profissão:

"O profissional Contemporâneo é aquele que adquire ou desenvolve competências multiculturais e a formação superior em Secretariado Executivo permite ao profissional "pensar fora da caixa"Tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, realizar intercâmbio nacional, participar de eventos nacionais e internacionais, Empresa Júnior, entre outras coisas da área. Hoje tenho a convicção que essa é a formação que eu quero pra mim. Nessa data especial para nós, futuros profissionais de Secretariado, convido todoas a refletir  e pensar  realmente fora da caixa, pois acredito que essa é uma das formas de almejarmos a excelência profissional" Bruno Américo, acadêmico do 8ª Semestre do Curso de Secretariado Executivo da Unifap. 

"O mundo nunca imaginou que um dia um profissional fosse tão necessário para o sucesso de qualquer organização e, até mesmo, de profissionais liberais. A ONU previu, mas muitos não acreditam, no valor do conjunto de conhecimento do Secretário Executivo. Já conquistamos muito, mas ainda há muito para conquistarmos, passos precisam ser acertados em direção a um processo de permanente credibilidade da nossa competência, sobretudo para as autoridades constituídas deste país, deste estado, dos municípios. Feliz dia do Secretário!" Prof. Luizel Simões, Esp. 

"Vamos começar dando parabéns para quem escolheu essa profissão. Não é fácil não, é um trabalho de grande responsabilidade que exige muita disciplina e organização, pois cabe à secretária auxiliar no andamento da rotina diária do local onde trabalha e estar sempre à frente da agenda dos executivos. Elas merecem mesmo, muitos parabéns!" Josiane Negreiros, graduanda em Secretariado Executivo da Unifap.

A este profissional devemos o nosso respeito e admiração, pela sua competência e capacidade de exercer inúmeras atividades! Parabéns a todas as Secretárias e a todos os os Secretários, em especial às acadêmicas e aos acadêmicos, graduandas e graduandos, e profissionais de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Amapá.

E você? Qual sua mensagem para este dia?

Até breve...!!

2 Comments:

Simara Rodrigues said...

Olá, muito obrigada pela citação. Fico honrada e feliz em fazer parte desse momento. Um abraço, Simara Rodrigues

SEAR News said...

Obrigada, Silmara Rodrigues! Nós que somos gratos por contribuir conosco. Abraço, Carla

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Contribua em nossos artigos com sua opinião, crítica ou sugestão. Este site não aceita comentários de anônimos. Lembrando que os comentários são moderados. Obrigada!

 
© Site do Pro-SEAR - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: L.S.d.B..
imagem-logo