Image Map

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Conhecendo o JARI!



Por: Josi Negreiros


Olá, pessoal! 

Vamos conhecer um pouco da nossa próxima parada?


A 5ª edição do PRO SEAR esta indo rumo ao Município de Laranjal do Jarí, e é ele que iremos conhecer agora.


Fotos: adsturviagens

Município de Laranjal do Jarí. Criado pela lei federal nº 7.639, de 17 de dezembro de 1987.

Localiza-se na região sudoeste, à margem esquerda do rio Jarí, que separa o Estado do Amapá do Estado do Pará, na região sudoeste. A altitude é de 50m (sede). Distante da capital do Estado, 265 quilômetros, pela BR-156. Sua população, de acordo com o ultimo senso realizado em 2013 é de aproximadamente 43 mil habitantes e sua área mede 31.170,3 km.

O município de Laranjal do Jarí foi desmembrado do município de Mazagão e hoje é o maior de todos os municípios do Estado do Amapá. Originou-se do “Beiradão”, ou propriamente por causa do projeto Jarí, empreendido pela Companhia Jarí Florestal e Agropecuária Ltda., do milionário norte-americano Daniel Ludwig, que sonhou construir um império auto-sustentável na região equatorial com atividades voltadas à exploração de celulose, pecuária e agricultura de arroz de várzea, além do reflorestamento da área.A economia do município se divide em três setores e da seguinte forma:

- No setor primário há a criação dos gados bovinos e bubalinos. Este último, em maior proporção. Há os cultivos de arroz, abacaxi, banana, cupuaçu, feijão, laranja, milho, melancia e mandioca.
 
- No setor secundário, a extração e a fabricação de palmitos de açaí (Florida). Sobressai a extração da castanha-do-Brasil, voltada à fabricação de óleo comestível, hoje exportada para a Europa (França); algumas padarias e fábricas de tijolo que além de atender o alto consumo interno, exporta boa parte para o Estado do Pará. Também possui algumas movelarias que fabricam produtos de boa qualidade. 

- No setor terciário o comércio é, indubitavelmente, fator importantíssimo para o desenvolvimento da região, além de vários bares, boates e alguns hotéis.

                 

Quando o assunto é o turismo do município, podemos destacar que o rio Jarí possui diversas cachoeiras, mas a principal é a de Santo Antônio, considerada uma das mais belas do Brasil, muito visitada aos finais de semana. 


O município também promove alguns eventos, o que faz com que o capital de muitos turistas circule pelo local. Tais eventos culturais como, os festejos em junho (dia 15/16) em louvor a Santo Antônio, padroeiro do lugar e ainda o festival da Castanha-do-Brasil, realizado pelas cooperativas, no mês de julho, atraem pessoas de diversos lugares e movimenta demais as ruas de Laranjal do Jarí.

Fotos: adsturviagens

Podemos destacar também alguns balneários, três campos de futebol, pequenos bares e uma balsa flutuante. A cidade é desprovida de outros lugares públicos para o lazer e o acesso à cultura (praças, teatros e cinemas). Conta com uma biblioteca municipal.

Quer conhecer um pouco mais do Município? Vem com a gente! Vem pro SEAR!

Compartilhe!

Acompanhe-nos em nossas Redes Sociais:
Instagram: @sear_news
Twitter: @searnews

 

3 Comments:

Heraldo Amoras said...

Excelente a explanação acima; sejam bem-vindos à esta maravilhosa cidade de Laranjal do Jari-AP; minha filha Celleny está participando do SEAR e só tenho que agradecer à voces que teem apoiado e ensinando o caminho melhor para os (as) futuros profissionais que irão atuar nesta grandiosa Amazônia, parabéns. Caso queiram ver a região do Vale do Jari, via satélite, é só acessar o site abaixo. Um grande abraço. Heraldo Amoras. www.panoramio.com/photo/15161419. www.panoramio.com/photo/104730887. www.panoramio.com/photo/104730838.

Heraldo Amoras said...

Excelente a presença do SEAR no instituto federal, campus de Laranjal do Jari-Amapá.
www.panoramio.com/photo/108428048.

SEAR News said...

O Pro-SEAR agradece, tivemos a honra de conhece-lo no SEAR Jari, e ficamos felizes com sua contribuiçao nas fotos e dicas para enriquecimento deste blog. É uma satisfação poder levar o conhecimento e principalmente obter o retorno, Sr. Heraldo Amoras! E, vimos suas fotos no link acima, excelentes!!!

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Contribua em nossos artigos com sua opinião, crítica ou sugestão. Este site não aceita comentários de anônimos. Lembrando que os comentários são moderados. Obrigada!

 
© Site do Pro-SEAR - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: L.S.d.B..
imagem-logo