Image Map

sexta-feira, 21 de março de 2014

21 de março: DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RACIAL

Por: Luizel Simões (*)



Há 52 anos atrás, em 21 de março de 1960, a África do Sul foi cenário para mais uma manifestação causada pelo sistema apartheid, que culminou no extermínio de 69 pessoas, entre mulheres e crianças, e ferimento de 180. Neste dia, mais de 20 mil sul-africanos saíram às ruas para protestar conta a Lei do Passe, que obrigava os indivíduos não-brancos a andarem com uma carteirinha que constasse  cor, etnia, profissão e situação na Receita Federal, o que impossibilitava o livre trânsito pela África do Sul.

O acontecimento ficou marcado como o “Massacre de Sharpeville” e, em 1969, a Organização das Nações Unidas (ONU) intitulou a data como o Dia Internacional de Combate ao Racismo.  Além da data remontar o cruel episódio de 1960 na África do Sul, é uma comemoração aos Direitos Civis e reflexão para o combate ao racismo, xenofobia e demais formas de intolerância.

Há 5 anos, esta data foi amplamente comemorada pelo GEA, com ações de atenção às pessoas na UNA, através da SEAFRO e outros parceiros. Infelizmente, na atual gestão estatal, nenhuma referência a tão importante momento para o recorte afro mundial. Aliás, apesar de governos supostamente socialistas, nem governo do Estado, nem Prefeitura, parecem gestar pensando nos cidadãos. O que os movimenta, infelizmente, são as suas próprias vaidades (dos gestores).

Fonte: http://www.feirapreta.com.br/?p=2948

(*) Prof. Luizel Simões é Conselheiro Consultivo da CONAQ-AP

0 Comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Contribua em nossos artigos com sua opinião, crítica ou sugestão. Este site não aceita comentários de anônimos. Lembrando que os comentários são moderados. Obrigada!

 
© Site do Pro-SEAR - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: L.S.d.B..
imagem-logo