Image Map

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Conhecendo nossos municípios - MACAPÁ

                 Por: Josi Negreiros

                 Dando continuidade a apresentação dos nossos municípios, hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o Macapá, nossa linda capital amapaense. Para quem perdeu a postagem sobre Cutias, basta clicar aqui. Então, vamos lá!


                Macapá, a capital do Estado do Amapá, se originou de um destacamento militar fixado no mesmo local das ruínas da antiga Fortaleza de Santo Antônio, a partir de 1740. O nome originário de Macapá deu-se pela variação de MACAPABA, que na língua indígena quer dizer “lugar de abundância da bacaba”, fruto gorduroso originário da bacabeira, palmeira nativa da região, de onde se extrai um vinho de cor acinzentada, muito saboroso. O primeiro nome dado a Macapá foi “Adelantado de Nueva Andaluzia”, em 1544, pelo então rei da Espanha. Sendo o primeiro núcleo de colonização portuguesa no extremo norte do Brasil em 1738. Em 1757 foi batizada pelo nome de Vila de São José de Macapá, em homenagem ao rei de Portugal D. José e a S. José. Macapá foi elevada a categoria de cidade pela Lei 281 de 06 de setembro de 1856. Em 31 de maio de 1944 passou a categoria de capital do Território Federal do Amapá, hoje Estado, conforme a Constituição Federal de 1988.

               Macapá possui maravilhas que atraem muitos turistas de todo o país e até do mundo. É a única capital brasileira cortada pela linha do equador, dividindo os hemisférios norte e sul. É banhada pelo vasto Rio Amazonas, considerado um dos maiores rios do mundo. Quem visita a cidade fica encantado com os pontos turísticos que existem aqui e sempre quer voltar. Macapá é muito divulgada em outros estados, como sendo uma cidade muito receptiva com seus visitantes.

                Seus principais pontos turísticos são:


Ø  Fortaleza de São Jose de Macapá: Desenvolve atividades educativas, científicas e de lazer em suas dependências, pois o uso público apresenta-se como dado balizador para apropriação da herança patrimonial da humanidade. A Fortaleza de São José de Macapá é Patrimônio Histórico, tombado pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Ø  Monumento Marco Zero do Equador: Para a contemplação do fenômeno natural “EQUINÓCIO” foi construído um obelisco. Esse fenômeno acontece somente nos meses de março e setembro. O monumento Marco Zero contempla em seu espaço um terraço, espaço para show, além de salão para exposição.


Ø  Casa do Artesão: É o maior centro de artesanato amapaense. Possibilita a exposição e a comercialização de trabalhos dos artesãos locais e também indígenas, fomentando a atividade artesanal do Estado. Na confecção das peças são utilizados o vime, madeira, argila, fibra vegetal, sementes, penas, entre outros elementos retirados da natureza, sem impactar o meio ambiente.


Ø  Museu Sacaca: Local onde se reproduzem as habitações de várias etnias indígenas, caboclos, ribeirinhos e castanheiros. O Museu Sacaca atua promovendo ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, interagindo o saber científico e o saber popular dos povos amazônicos.

               Os pontos a serem visitados em Macapá são inúmeros. Então tá esperando o que para vir explorar nossa capital?



Vem com a gente! Vem pro SEAR!





Até mais...








0 Comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Contribua em nossos artigos com sua opinião, crítica ou sugestão. Este site não aceita comentários de anônimos. Lembrando que os comentários são moderados. Obrigada!

 
© Site do Pro-SEAR - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: L.S.d.B..
imagem-logo