Image Map

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Acadêmico de Secretariado fala sobre experiência em Extensão Universitária

 Por Carla Thaís

Rafael Cacela
Coordenador da Pesquisa de Campo

"Alimentar o sentimento de fraternidade pelo povo, saber que somos capazes de fazer muito mais do que podemos imaginar e, (...), conhecer de fato o valor do trabalho social e o real significado de projeto de extensão da UNIFAP, principalmente sendo desenvolvido pelo curso que considero completo que é de Secretariado Executivo."

Com estas palavras Rafael Cacela, 20 anos, define a importância da sua participação, a importância do seu vínculo, no Programa SEAR, através da versão Master, 4ª Edição. Ele é acadêmico do curso de Secretariado Executivo da turma 2012 da Unifap, e também faz parte da equipe de extensionistas do Pro-SEAR. Ele compartilhou, com exclusividade para o nosso blog, as experiências que vivenciou no projeto e, além disso, enfatizou a importância do Programa, tanto para os acadêmicos quanto para as comunidades, para a construção do conhecimento.

Sear News - Por que resolveu participar do SEAR?
Rafael - Por comentários dos que já tinham participado e por querer experiências em trabalhos sociais.

Sear News - Quais edições você participou?
Rafael - Participei da 4ª Edição(*), que foi realizado em outubro de 2013 na comunidade de Gurupora, município de Cutias do Araguari/ AP.
(*) 4ª edição do Projeto SEAR Master

Sear News - E qual foi a sua função no Projeto?
Rafael - Facilitador da temática “DST” e coordenador da pesquisa de campo.

Sear News - Quais foram as experiências marcantes nas atividades desenvolvidas?
Rafael - O desempenho do trabalho em público como facilitador da palestra de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST’s e como coordenador foi conhecer a real necessidade da comunidade de Gurupora.

Sear News - Você considera o resultado do trabalho positivo? O que os alunos acharam?
Rafael - Sim, sim sem sombra de dúvidas, no final da palestra todos pegaram na minha mão e aquilo simbolizou para mim um gesto de realização do conteúdo ministrado, simbolizou também uma forma de agradecer o trabalho realizado pela equipe na comunidade.

Sear News - Com os resultados obtidos, você pretende participar de outras edições do/s Projeto/s do Programa SEAR?
Rafael - Tenho muito interesse em participar das próximas edições, inclusive já fiz minha inscrição para a Edição de 2014.

Sear News- Quais experiências pessoal e profissional que você trouxe da 4ª Edição SEAR Master?
Rafael - Primeiro alimentar o sentimento de fraternidade pelo povo, saber que somos capazes de fazer muito mais do que podemos imaginar e, segundo, conhecer de fato o valor do trabalho social e o real significado de projeto de extensão da UNIFAP, principalmente sendo desenvolvido pelo curso que considero completo que é de Secretariado Executivo.

Sear News - Qual mensagem você gostaria de deixar para os que não participaram do SEAR?
Rafael - Que conheçam o projeto, pois o acesso ao conhecimento não tem barreiras quando é realizado com gestão e levado a quem precisa.

Confira na galeria as fotos das atividades desenvolvidas pela equipe da pesquisa de campo, conheça nosso trabalho e faça como Rafael, participe das próximas edições do Pro-SEAR, aproveite que as inscrições foram prorrogadas até 11 de janeiro de 2014, ano repleto de novidades! E se você já faz parte, comente conosco os momentos mais marcantes no Projeto!


Até mais!



1 Comment:

Luizel Simões de Brito said...

Quero registrar que o Cacela resistiu, inicialmente, para participar do SEAR. Hoje, é um dos mais dedicados colaboradores e, em breve, deve assumir a coordenação do SEAR Dados, mais uma ferramenta de auxílio ao Pro-SEAR e seus projetos vinculados. A frase em destaque, concebida por Rafael, resume o quanto a Extensão pode contribuir para o crescimento humano. Muito obrigado Rafael Cacela, o seu compromisso só enaltece nossas ações.

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Contribua em nossos artigos com sua opinião, crítica ou sugestão. Este site não aceita comentários de anônimos. Lembrando que os comentários são moderados. Obrigada!

 
© Site do Pro-SEAR - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: L.S.d.B..
imagem-logo