Image Map

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

CANCELADA a 5ª Edição do SEAR

Por: Carla Thaís

Todos os empecilhos enfrentados recentemente pela equipe do Programa SEAR não desanimaram os acadêmicos de secretariado e os amigos. Com muito esforço, a 5ª Edição deveria acontecer na comunidade de Tracajatuba - Cutias (AP), após contato e reunião com a Prefeita daquele Município. A data permaneceria a mesma, nos dias 14 a 18 de novembro.

Contudo, a intransigência, a falta de compromisso, a ausência de um comportamento ético desejável, o desrespeito por parte de algumas (vaidosas) autoridades internas da própria UNIFAP, levaram-nos a decidir pelo CANCELAMENTO da Edição do Projeto SEAR Master.


A última situação foi a comunicação, através de processo protocolado em 10/10, na última segunda-feira (11/11), pela tarde, ou seja, na semana da viagem, que NÃO TEM ÔNIBUS.


Esse processo de transporte teve que cumprir um rito de indas e vindas, porque o DEX entendeu que um erro de digitação não podia ser corrigido com um "em tempo", de simples despacho. Após a correção pela equipe do SEAR o processo passou 07 (sete), acreditem, sete dias para a Coordenação de Secretariado encaminhar ao DEX. Enfim, parece que todos conspiram.


Após tomar conhecimento da ausência de ônibus, o coordenador e o tutor do Programa SEAR tentaram contatos externos para conseguir o veículo. No entanto, pelo exiguidade de tempo, só receberam "não".


Depois de o coordenador do SEAR comunicar o CANCELAMENTO em sessão do CONSU, o Reitor chamou o Pró-Reitor da PROEAC, substituto, e o mesmo comunicou que não houve atendimento porque a coordenação não prestou contas do auxílio financeiro estudantil da 4ª edição.


Eles têm uma norma interna, denominada Instrução Normativa 001/2012-PROEAC que, no seu artigo "10º" (sic), dispõe que a prestação de constas dar-se-á com a apresentação do Relatório de Viagem e ou comprovante de participação no/do evento. Só que, de repente, como num passe de mágica, eles decidiram mudar a regra, sem contudo publicar nenhuma outra norma, para a prestação de contas. Coisa que, ao que parece, é realmente para prejudicar os trabalhos. Na forma da IN 001/2012-PROEAC, a prestação de contas foi apresentada mas, hipoteticamente, parece reinar uma "falta de ombridade" entre os tomadores de decisão que auxiliam ao Reitor.


O Magnífico Reitor, passivamente, nenhuma medida tomou para propor uma solução e, sobretudo, evitar o cancelamento, o que levaria/levou a UNIFAP a ficar em situação constrangedora junto da Prefeitura de Cutias e, sobretudo, da Comunidade de Tracajatuba.


Hoje, 14/11, no final da tarde, início da noite, teremos um encontro com a coordenação do SEAR e os searianos interessados em discutir o processo, para estabelecermos estratégias a fim de fazer acontecer o SEAR Master 5ª Edição, e outras, sem precisar, ao máximo, das decisões internas da UNIFAP. Já fizemos acontecer 02 (duas) edições assim e, creio, seremos capazes de fazer melhor ainda.


PEDIMOS DESCULPAS À SOCIEDADE e AOS SEARIAN@S, mas a vida é uma teia de dependências, e algumas, que fogem da nossa vontade, nem sempre são sensatas e capazes de pensar em favor da comunidade.

Comente e  compartilhe com os amigos.

0 Comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Contribua em nossos artigos com sua opinião, crítica ou sugestão. Este site não aceita comentários de anônimos. Lembrando que os comentários são moderados. Obrigada!

 
© Site do Pro-SEAR - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: L.S.d.B..
imagem-logo