Image Map

sexta-feira, 15 de março de 2013

1ª Edição do Projeto SEAR Quilombola acontece na próxima semana


A 1ª Edição do Projeto SEAR Quilombola, destinado às Comunidades Remanescentes de Quilombos e Tradicionais Negras do Estado do Amapá, acontece no período de 21 a 23 de março de 2013, sendo abrigado no Campus Universitário Marco Zero do Equador. A data escolhida foi proposital pois, exatamente o 21 de Março, foi escolhido pela ONU para comemorar o DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO RACISMO. O projeto é resultado de uma articulação UNIFAP/PROEAC/COSEX/CONAQ-AP.

Esta primeira ação extensionista do SEAR Quilombola é destinada às lideranças das comunidades público-alvos do Projeto, bem como, aos seus filhos, considerando a idade avançada de alguns, que necessitam, constantemente, do uso mais correto possível dos recursos informáticos para suas atividades associativas e, inclusive, profissionais. Hoje, recebemos 38 inscrições, das 40 vagas ofertadas, com duas para serem encaminhadas até o dia 18/03. Temos notícias da a ansiedade deste recorte social, com as atividades que ocorrerão no período.

Após uma ampla discussão na equipe executora do SEAR Quilombola, foi decidido por oferecermos, na 1ª Edição, treinamento em informática, com a parceira inconteste do NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação da UNIFAP, vinculado ao gabinete do Reitor. Aqui, registramos nosso agradecimento ao Prof. Me. Rafael Pontes, diretor daquela unidade administrativa.
Infelizmente, nem tudo é "festa", haja vista que tínhamos pensado uma abertura mais solene desta importante atividade acadêmica, para comemorarmos a data instituída pela ONU, bem como, os 10 anos da Lei que garantiu o direito à Territorialidade aos remanescentes de Quilombos. Entendemos, aliás, que a Universidade, como centro nevrálgico das discussões acadêmico-científicas, não poderia deixar "passar em branco" tão importante acontecimento. No entanto, a "burocracia" interna, na Pró-Reitoria específica, nos levou a suspender o evento, que teria dois conferencista de Brasília, FCP e SEPPIR, sem custos à Unifap. Tivemos um encontro com o Magnífico Reitor, à época o Vice no exercício, que se comprometeu em reunir a equipe do SEAR, a COSEX e a PROEAC, pedindo-nos tao somente para aguardarmos contato do seu gabinete. Até esta data, já próxima da execução da primeira ação do SEAR, nenhum contato mais ocorreu em cumprimento ao acordado.

Tomando então emprestado o que escreveu o grande Chico Buarque, "apesar de você, amanhã há de ser um novo dia", deixamos nosso protesto àqueles que, com suas vaidades pessoais, deixam de ajudar o processo institucional a acontecer de uma maneira menos burocrática, o que só atinge, lamentavelmente, o público que tanto espera da nossa Universidade. Ainda acreditamos na sabedoria do Magnífico Reitor e, desejamos que ele encontre um "tempinho" em sua agenda para cumprir o que se comprometeu com a Equipe do SEAR.

Por fim, agradecemos ao Diretor do DEX, Sr. Erick que, com suas limitações internas, está a nos ajudar a levar e elevar o nome da Unifap para a sociedade externa.

0 Comments:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Contribua em nossos artigos com sua opinião, crítica ou sugestão. Este site não aceita comentários de anônimos. Lembrando que os comentários são moderados. Obrigada!

 
© Site do Pro-SEAR - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: L.S.d.B..
imagem-logo